S.O.B.R.E.T.U.D.O

Sobre tudo o que vejo; sobretudo, o que me provoca…
  • Blog
  • Links
  • Arquivos
  • Auto-entrevista
  • Contato

Isso pode. Aquilo não pode.

Patricia Haddad | Sat, 20 January, 2007 | 10:04 PM

Hoje de manhã resolvi zapear pelos canais de tevê aberta. Na TVE passava um programa educativo; na Globo, desenho. Justiça seja feita, a Band também exibia um desenho e da Multirio. O SBT eu confesso que não lembro e, de acordo com o Segundo Caderno do Globo, a emissora não divulga mais sua grade, de modo que não tenho nem de onde colar. O resto… bem, o resto formado por RedeTV, CNT e Record exibiam programas evangélicos.

Dos três, o que mais me chamou a atenção foi o da RedeTV. O apresentador era o pastor Silas Malafaia. Jisuis!! O que é aquele ser enfurecido que berra-quase-uivando para seus “fiéis”? Fiquei besta. Durante a pregração que estava sendo exibida, ele desdenhava com cinismo de um certo caso que ele citava. Segundo o pastor (alemão?), algumas pessoas fazem um propósito com Deus de ler um capítulo da Bíblia todos os dias. “Se eu não ler… ai! Não posso quebrar meu voto! Se eu não ler um capítulo hoje, tenho que ler dois amanhã!” Ele criticava essas pessoas aos urros, falando sempre com ironia, dando a entender que era contra isso.

De certa forma, eu até concordo com ele. Também não acho que ninguém deve ser obrigado a nada. Acontece que quando o assunto é dízimo, a coisa muda de figura. Ai daquele que não der o dízimo! Ai daquele que não der sua contribuição nos cultos! Pior!! Tenho relatos de que em alguns cultos evangélicos, os pastores insinuam que quanto maior o dinheiro “doado”, maior será a graça alcançada. Ou seja: abriram franquias de Deus sem avisá-Lo. Isso é que me revolta. Não sei como em pleno século XXI ainda tem gente que cai na lábia de gente enganadora assim. Vide o caso dos “bispos”da Renascer, que mesmo com tudo que recai sobre eles, ainda encontra milhares de “fiéis”dispostos a defendê-los.

Raul!

P.S.:  o contador do Sitemeter está com problemas. Registra apenas 3 visitas hoje no relatório, embora de manhã estivesse marcando 3.600 e agora 3.606. E de acordo com o outro contador, o ExtremeTracking, já foram quase 40 visitas hoje.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe:
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter
Categories
Bla, bla, bla
Tags
dízimo, evangélicos, pastor, Silas Malafaia
Comments rss
Comments rss
Trackback
Trackback

« Welcome to my life Entreouvido nos corredores do Planalto »

38 Responses to “Isso pode. Aquilo não pode.”

  1. Lourdes says:
    Sun, 21 January, 2007 at 04:03 PM

    É, eu, tb, não acredito como pessoas, medianamente, cultas caem nessa esparrela do dízimo. Parece que fazem lavagem cerebral nos fiéis, só pode ser…

  2. Ricardo Rayol says:
    Sun, 21 January, 2007 at 07:02 PM

    É o bom e velho faço o que eu digo não faça o que eu faço.

  3. Claudio says:
    Sun, 21 January, 2007 at 07:20 PM

    Tenho que fundar a minha própria igreja que isso dá dinheiro e otário é o que não falta…..

    bjs

  4. José Alberto Farias says:
    Sun, 21 January, 2007 at 11:10 PM

    Dízimo com quem andas e eu te direis quem és.
    E para facilitar a vida dos fiéis, já estão aceitando cartão de crédito.

  5. Marcio Alexandre says:
    Mon, 22 January, 2007 at 01:16 AM

    …caso vc observe bem estes “senhores” usam de técnicas de psicologia e de intimidação para mostrar a coisa do jeitinho deles, e um estudo mais profundo vai mostrar que em diferentes níeis os que ali estão passam ou já passaram por situações complicadas, que na maioria das vezes mereceriam um acompanhamento psicológico, e como encontram as palavras fortes que os toca, começam a achar que aquilo é dito para eles, afinal a laagem cerebral (disfarçada de pregação), usa muito determinadas afirmações que sempre irão estar acontecendo com alguns que ali estão. Com a porta aberta da emoção, pois imagine alguém com problemas no casamento e que ao frequentar tal lugar escuta a frase: “tem pessoas aqui que estão com seus casamentos arruinados por….”, isto é o prato cheio para a conquista dos fiéis, pois é um traço da nossa personalidade arrumar culpados para os problemas que não conseguimos resolver ou que não temos coragem de enfrentar (é claro que quando falo nossa personalidade é um traço generalizador)…Abraços e gostei do tópico, pois só uma sociedade capaz de discernir sobre determinados assunto é também capaz de crescer…

  6. DEL says:
    Tue, 23 January, 2007 at 08:13 AM

    Putz, tirou as palavras da minha boca… Não consigo mesmo entender como podem esses programas serem autorizados. Todos eles – todos! – depois de um pouco de sermão, vêm com a ladainha de que´estão em dificuldades pra manter o programas etc e tal e… Correm a sacolinha pela tv, fornecendo o número da conta! Risível, né? Tem um tal de R.R. Soares que também é brincadeira: o cara tá em tudo que é canal, em horário nobre, e pede de cinco em cinco minutos e ai de vc se não se tornar “associado”! Ô jeitinho fácil de lavar dinheiro – sem tributação…

  7. Roberto Haddad says:
    Wed, 24 January, 2007 at 11:04 PM

    Taí, eu não suporto mais o tal de ZORRA TOTAL, A PRAÇA É NOSSA, O CASSETA e muitos outros programinhas que se dizem humoristicos. So me resta, como grande diversão e, até morro de rir, os cultos evangélicos. Principalmente na CNT no horário de 5:00 às 6:00 da tarde. O mais divertido é o culto do pastor Oriel de Jesus em BOSTON ( em portugues)

  8. Alexandre Carvalho says:
    Thu, 25 January, 2007 at 10:06 AM

    O dízimo, caso não saibam, é bíblico. O fato de algumas denominações religiosas usarem de artimanhas para consegui-lo dos membros da igreja não significa que todas sejam assim. Nas igrejas evangélicas tradicionais, por exemplo (batista, presbiteriana etc.), é falado sobre a importância do dízimo como uma forma de contribuição (manutenção da igreja, dos missionários etc.), mas nunca é exigido nada, muito menos é estipulada alguma quantia mínima.

  9. Yvoart Simões says:
    Thu, 25 January, 2007 at 11:31 PM

    Um breve adendo ao assunto já muito bem abordado sobre as seitas evangélicas: se não existirem os otários como sobreviverão os espertos? Portanto, os otários no caso em pauta, de boa-fé, alimentam esses espertos de má-fé. E essa exploração continuará, porque a pobreza e a falta de cultura são os principais fatores que acompanham esse sofrido povo brasileiro! É triste ….

  10. Tânia R.de O. de Freitas says:
    Fri, 02 February, 2007 at 12:58 PM

    Desde os dias de vossos pais, vos desviastes do meu estatutos e não os guardastes.Tornai para mim e e tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos. Mas vós dizei: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos? Nos dizimos e nas ofertas alçadasCom maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós toda as nação.Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança. Este testo está na Bíblia no Livro de Malaquias 3:7 à 10, mas tem uma coisa só vai entender os que estão abertos para receber a Palavra do Senhor dos Exércitos, e seguir seus mandamentos.Caso contrário isso poderá ser loucura para os que não temem a Ele.

  11. Patricia Haddad says:
    Mon, 05 February, 2007 at 09:22 PM

    Alexandre, seria ótimo se, de fato, nada fosse exigido. Pode até ser que nas igrejas mais tradicionais, como você citou, o dízimo não seja mesmo uma obrigação, cobrada dos fiéis como forma de se conseguir mais graças. No entanto, estas ditas igrajas tradicionais são, cada vez mais, minoria. O que se vê hoje em dia é uma proliferação de templos absurdos, com nomes exdrúxulos, onde a última coisa que se acha dentro é religiosidade. E nesses lugares, o dízimo é a moeda que compra bençãos. Não estou inventando nada, falo baseada em coisas que VI e OUVI, além de fatos que me relataram. Em certas igrejas, quem dá o valor mínimo estipulado (R$10,00), recebe apenas alguns agrados de Deus. Quem dá mais, recebe mais. Assim mesmo, um comércio. Isso é revoltante, é criminoso.

    Tânia, talvez se o teXto fosse escrito de maneira menos pedante pudesse ser melhor compreendido. Mas sei que faz parte dos bitolados e dos que querem catequizar a todos escrever tal qual se escrevia na época de Camões. O pior é que, ainda por cima, colocam a culpa nos pobres mortais dos anos 2000 pela não compreensão. tenho Deus no coração, acredito Nele, assim como em Seu Filho e creio em suas palavras. MAS NÃO SOU MANIPULADA POR NINGUÉM. E, antes que eu me esqueça, deixe o Exército para os militares. Não misture o poder inventado pelo homem com religião.

  12. wagner ferreira says:
    Thu, 12 April, 2007 at 03:24 PM

    O dizimo é biblico,tanto no velho como no novo testamento.Mas o que me admira que vocês não comentem sobre a pessoa que é associada a um partido político e também contribui,os que fazem parte de algum tipo de religião,como as afro,também contribuem.O que dizer sobre a igreja católica?os fiéis também contribuem,porém o dizimo para nós evangélicos É um ato de amor,aqueles que não podem viver exclusivamente para a igreja ,mantém aqueles que estão sempre a disposição para dar auxilio espiritual.È Claro que como em qualquer atividade existem os picaretas,mas por favor antes de emitirem uma opinião conheçam primeiro sobre quem estão falando.estou a disposição , PR WAGNER FERREIRA WAGNERPRT@HOTMAIL.COM

  13. lucilene vieira says:
    Mon, 16 April, 2007 at 12:21 AM

    Eu só lamento pelo comentário mal feito, perdoada a ignorancia por estar falando do que não sabe, desafio primeiro entender o que falou e assim ter algum significado e valor os comentários que fez, do contrário o melhor é guardá-lo pra você. Que bom ter se interresado para assistir um programa cristão, sinal de que algo está mudando em você e ainda não percebeu! Continue ligado, mesmo que seja para criticar, uma hora achará algo bom em tudo isso.Deus te abençoe!!!

  14. Patricia Haddad says:
    Mon, 16 April, 2007 at 09:11 PM

    Wagner, a pessoa que contribui com partidos políticos o faz porque quer. Ela se “associa” e sabe no que isso implica. Nas outras igrejas, cada um dá o que quer QUANDO quer. Entre em qualquer igreja católica, assista a uma missa e espere passarem a sacolinha. Repare se o padre ou qualquer outro membro “determina” quanto deve ser dado. Repare se alguém insinua que quanto maior a contribuição, maior será a graça. Repare em quanto as pessoas ao seu lado vão dar. repare na reação de quem recolhe quando alguém depositar um único real. Não contribua com nada, e veja se alguém vai te olhar de cara feia. A resposta é NÃO.

    Agora vá a um centro espírita (kardecista). Assista a uma reunião. Veja se em algum momento alguém vai te pedir algum dinheiro.

    Vá em outras, exceto as evangélicas, e veja se alguém vai te cobrar uma contribuição e vai te intimidar por não poder contribuir.

    Entendeu o que eu quis dizer? Se não entendeu, leia de novo o meu texto. Eu tenho relatos de uma pessoa que, pronta para contribuir com R$5,00 em um culto (estava lá só por ser batismo de uma pessoa conhecida), desistiu ao ouvir do pa$tor “que ninguém me venha com menos de R$10,00!”. E não era em tom de brincadeira. Os envelopes foram distribuídos e ela entregou vazio só de raiva pelo abuso.

    Leia de novo meu texto e você vai ver que eu critiquei a forma como o Silas Malafaia falou, o fato dele deixar claro que ninguém pode jamais deixar de dar o dízimo, mas não precisa se obrigar a outras coisas. Pessoas fazem sacrifícios, deixam de pôr comida em casa e de comprar remédios para dar o dízimo e enriquecerem esse Silas, o Bispo Macedo, a “Bispa” Sônia Hernandez e outros tantos similares.

    Como você vê, eu não emiti opinião sem conhecimento de causa. A não ser que você não tenha conhecimento dos casos que citei…

  15. Patricia Haddad says:
    Mon, 16 April, 2007 at 09:38 PM

    Lucilene, meu comentário não está mal feito. Ele expressa a minha opinião, baseada no que EU SEI, VEJO NA TV, LEIO NOS JORNAIS e ESCUTO DE PESSOAS PRÓXIMAS, freqüentadoras dessas igrejas. Eui entendi muito bem o que falei e o que o Silas falou na pregação que critico no meu texto. Portanto, o que escrevo tem valor, não apenas para mim, mas para um bocado de gente.

    Quanto à minha opinião, não vejo porque guardá-la, uma vez que este blog é de minha autoria e quem entra aqui, ou em qualquer outro blog, sabe que vai encontrar a opinião de quem os escreve.

    Meu interesse em assistir ao “programa cristão” foi tão somente por já conhecer a fama desse pastor e ficar boquiaberta com o que ele estava falando. Assisti tão somente para poder embasar o que pretendia escrever. Nada mudou em mim. Apenas reforçou o que eu já achava dessas igrejas que fazem verdadeiras lavagens cerebrais, prometendo mundos e fundos e angariando fiéis pela cobiça que geram neles.

  16. gilvan correa says:
    Sun, 22 April, 2007 at 02:51 PM

    pois queria dizer que o dizimo é obrigatório para todo o ser humano que há na terra, porque Deus te fez e fez a tudo que tem feito perfeito, por isso até CRISTO PAGOU UM ALTO PREÇO POR TI NA CRUZ, E VC NÃO ESTAVA LÁ E NEM EU PARA OBSERVAR, PORQUE VERÍAMOS DOR MUITO FORTE PARA NÓS NÃO AGUENTAR, e hoje temos que dar o dizimo porque nem a nossa alma e o espírito que há em nós não nos pertencemos, porque o dia em que morremos DEUS tomará o que é dele. leia um pouco da bíblia e vc entenderá. abraços e que Deus te abençoe.

  17. gilvan correa says:
    Sun, 22 April, 2007 at 03:15 PM

    COMENTÁRIO DELETADO PELA AUTORA DESTE BLOG POR FERIR OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO, DO BOM SENSO, DA BOA CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE.

    NÃO SERÃO ACEITOS JAMAIS COMENTÁRIOS INTIMIDATÓRIOS, AMEAÇADORES OU APELATIVOS. TODOS TÊM O DIREITO DE EXPRESSAR SUAS OPINIÕES. NO ENTANTO, NINGUÉM TEM O DIREITO DE FALTAR COM O RESPEITO COM NINGUÉM. NÃO AQUI NESTE BLOG.

    DISCORDÂNCIAS DE ORDEM RELIGIOSA, ASSIM COMO OUTRAS, SEMPRE IRÃO HAVER. MAS É PRECISO SABER DISCORDAR. MALDIZER PESSOAS NÃO ME PARECE A MELHOR FORMA DE SE MOSTRAR CONTRA A OPINIÃO EXPRESSA POR ELA. PORTANTO, ISTO NÃO SERÁ TOLERADO NESTE BLOG.

    CLASSIFIQUEM MINHA AITUDE COMO QUISER, MAS ESTE ESPAÇO IRÁ MANTER SEMPRE O BOM NÍVEL.

  18. R Zacarias says:
    Sat, 28 April, 2007 at 12:08 PM

    Caro amigo,

    Evangélicos, católicos, espíritas, indus, mulçumanos, judeus etc… Possuem o mesmo principio são sociedades organizadas e como tais recebem e usam bem ou mal os recursos que a sociedade provem…
    A diferença é que existem pessoas espertas como VOCÊ que não dão um centavo para este tipo de organização… Todas com muitas deficiências afinal são humanas… Preferem dar o seu dinheiro em problemas sociais, alanalistas, sociedade de consumo etc. Para pessoas espetas como você religião é uma forma de ganhar dinheiro… Que em absoluto dá retorno a sociedade… Caro amigo já notaste que Deus faz milagres em todas as religiões? Sabe porque? Porque Deus esta acima destas oganizações… E a sociedade precisa de Deus e com todas as falhas precisa de religiões. E sempre terá pessoas burras, inclutas, incapazes de tomar decisãoes que em pleno século xxi ainda darão o dízimo por livre vontade. Porque? Porque sabe que uma sociedade sem Deus ou sem religião é doente. Ah! Dizimo é pago por todas a religiões acima referidas e outras mais. Assinado: Um ex-ateu, Bacharel em Ciências Copntábeis, com especialização, doutorado que viajou 22 paises a trabalho, fala 4 idiomas… Mas que é otário e paga dízimo…

  19. R Zacarias says:
    Sat, 28 April, 2007 at 12:25 PM

    Esqueci de observar somos uma família católica e o dizimo é cobrado e muito bem cobrado. Inclusive com serviço, carnê e sacolinha… e te pergunto minha cara interlocutora… Sabes como foi contruido o vaticano? Sabes que o vaticano é um estado sem impostos, sem industrias etc. Mas construido com dinheiro do dízimo? Sabes que o método contábil moderno foi investado por católicos? Acredido que um pessoa culta como voc~e deve ter estudado a teoria do Estado Moderno e descoberto que a primeira empresa global se chamou “Companhia das Indias Ocidentais”?
    Sim claro preferes pagar um dinheiro bem aplicado de 40 % do PIB em impostos no BRASIL, que esta coisa chamada dízimo…
    Não estou defendendo evangélicos estou defendendo o princípio que é o mesmo em todas as religiões.
    Aconselho ler mais, estudar mais, aprender mais etc… antes de se aventurar a abordar temas que não domina e exigem base teológica para serem abordados…

  20. Patricia Haddad says:
    Wed, 02 May, 2007 at 05:38 PM

    R Zacarias, acho que você não me entendeu, querido. Em momento algum eu disse que sou CONTRA o dízimo. Sou contra apenas a essa hipócrita maneira com que certos pastores evangélicos se comportam, como o caso citado em meu texto. O problema para mim é quando eles IMPÕEM valores e condicionam a obtenção de graças ao pagamento de uma determinada quantia. Será que agora fui clara?

    Quanto ao dízimo das outras instituições religiosas, nunca fui coagida dentro de uma igreja católica a dar qualquer quantia que seja. Nunca me fizeram cara feia por eventualmente não ter contribuido e jamais ouvi um padre dizendo que quanto maior o valor depositado na sacolinha, maior seria a graça alcançada. No espiritismo também jamais fui cobrada, no real sentido da palavra. Sempre contribuí quando pude e com quanto pude.

    Sabe o que eu acho? As pessoas hoje em dia estão muito preocupadas em defender suas posições de forma tão fanática que sequer são capazes de entender o que lêem – se é que lêem. Parece que apenas localizam palavras-chave e partem para o ataque, baseando-se apenas em suas primeiras impressões.

    Meu conselho: leiam e releiam sempre com calma. Interpretem. Entendam. Compreendam. Se estiver difícil, peçam ajuda.

  21. R Zacarias says:
    Wed, 02 May, 2007 at 10:39 PM

    Caríssimos, resolvi responder no meio do comentário abaixo, usando o negrito itálico para diferenciar, já que me daria enorme trabalho repetir os trechos que queria comentar. 

    Prezada Patricia,

    Entendo o seu posicionamento. Não és contra o dizimo é contra a forma de cobrança ou persuasão. Por exemplo: Cléricos de uma forma geral, sejam pastores, padres, imãs, mulas… Que por ventura afirmam que quanto mais se der, dizimar, mais ofertar…se garante uma vaga no céu… Até ai estamos de acordo… Não, não estamos de acordo, pois os únicos que vejo agir desta forma são (alguns) pastores evangélicos. Já disse e vou repetir, porque achoque não fui clara: nunca vi padre anunciando que, ao passar da sacolinha, os fiéis deveriam depositar a quantia x para obter determinada benção, ou duas vezes a quantia x para obter mais. E não entendi a citação de “mula” como exemplo de líder religioso. Peço um pouco mais de respeito para com quem é representante de qualquer religião que seja. Existe posturas, etica em tudo nesta vida… Mas ao analisarmos um assunto, por exemplo o dizimo devemos ter muito cuidado… Porque seja para católicos ou protestantes (Evangélicos) ou muçulmano ou judeu o dizimo é obrigação bíblica… Claro que para outras religiões que não sejam Cristãs ou que não nasceram de uma origem biblica como o espiritismo de Alan Kardec, o budismo, xintoismo… o dízimo não é obrigação e não faz o mínimo sentido… Claro que os templos, custos… destas religiões são pagos por seus seguidores alguns doando tudo que possuem… Afinal quando se chega a um templo Indu e se vê tudo aquilo em ouro chegamos a conclusão que veio de algum lugar os recursos, certo? Nunca fui a um templo Indu, portanto nada posso falar deles. Mas já fui diversas vezes a centros espíritas e não há a menor ostentação lá. São, sim, custeados por alguns membros, ou por eventos beneficentes (o que é muito comum) mas jamais é cobrado o que quer que seja de quem apenas quer ouvir as palestras. Qualquer um é livre para entrar em um centro espírita, ouvir uma palestra e ir embora, sem que lhe seja pedida qualquer contribuição.
    Mas voltemos ao dizimo! Pagar o dízimo, ou seja 10 % de tudo que você ganhar, não é obrigação, Não é obrigação? Poxa, não é isso que esses pastores a quem me referi dão a entender! não é sacrifício, não é problema para um Cristão, mas sim uma dádiva! Mas volto a alertar que isso só é válido para quem acredita na bíblia, seja católico ou protestante ou judeu (Velho testamento), afinal a bíblia é a mesmas e as obrigações são as mesmas.
    Quando pagamos o dízimo e por favor não confunda com oferta. Dizimo não é abaixo de 10 % e nem acima, tudo que for abaixo ou acima é oferta, ou seja, dado por livre e expontânea vontade. Estamos devolvendo o que não é nosso, podemos escolher qualquer religião, mas temos que dar para laguma religião. Se “temos que dar”, como você mesmo escreveu, então É OBRIGAÇÂO SIM! Os dizimistas podem até não achar nada demais, podem achar justo, enfim, mas que é obrigação, isso é! Você mesmo disse!!! Não se contradiga, meu caro! E quanto a esta precisão matemática de exatos 10%, me dá até vontade de rir. Parece que Deus está lá em cima, calculadora em punho, e se bobear até planilha do Excel, fazendo a conta de quanto cada um deu para então classificar no banco de dados se aquele fiel deu dízimo ou oferta. Sim, porque faz uma enooooorme diferença. Me poupe.
    Sei que é muito dificil entender, pois há pessoas que quando leêm a biblia, dizem esta parte serve para mim, esta outra parte não serve… Por exemplo: Espiritismo e catolicismo não são compatíveis… Não são compatíveis? Posso saber por quê? Como ser católico e ser masson não são compatíveis, temos muitos espíritas e ou manssons, por sinal, na igreja, mas quem disse que na igreja não entra o mal. OPA! PERAÍ! PÁRA TUDO!!! Como assim “quem disse que na igreja não entra o mal”? Quer dizer que você está chamando o espiritismo e a maçonaria de mal? E você se diz cristão após tamanha demonstração de preconceito? Misericórdia! Eu não vou admitir que quem quer que seja ofenda as outras religiões aqui! Neste blog é permitido o comentário acerca de comportamentos de todos os gêneros, desde que exemplificados, como foi o meu caso, já que citei clara e textualmente o motivo de minha indignação. Mas vir aqui dizer que o espiritismo é mal? Que autoridade você tem para isso? Que conhecimento você tem? Mas mal para um Cristão de verdade, praticante não é só fazer maldade é ter teologia errada… Teologia errada? Então você agora é dono da verdade? Meu caro, sinceramente… Nem que eu procure por cem anos vou achar em você a religiosidade no real sentido da palavra. Você mais parece um fanático religioso, daqueles bem intransigentes! Afinal quem se diz católico não pode servir a dois senhores. “Darás culto só a seu Deus”. E desde quando os espíritas servem a outro Deus, senão Aquele que se conhece como criador do Universo, que mandou Seu Filho Jesus Cristo à Terra? Pelo que percebo, estás confundindo o espiritismo (doutrina codificada por Alan Kardec) com a Umbanda. As religiões afros é que, de fato, cultuam outros deuses. Não entro neste mérito pois não tenho direito de recriminá-los. Enquanto fizerem o bem, terão o meu respeito. No entanto, RESPEITO PARA COM OS SEUS SEMELHANTES me parece ser coisa que você desconhece! É preferível um ateu a um católico espírita ou masson etc. Olha, achei que já tinha tido maior prova de preconceito nas linhas acima, mas aqui você se superou. Quanto absurdo, quanta arrogância, quanta soberba vinda de quem se diz católico! Meu Deus! Convivo com católicos, espíritas e até evangélicos que se respeitam e que sabem que, em primeiro lugar, está a crença em DEUS, em Nosso Senhor, independente se por meio da igreja católica, de um centro espírita ou de uma igreja evangélica, para citar apenas 3 exemplos. Quem pratica ecuminismo segue teologia perdida para fé Cristã, seja Católica ou Evangélica e no final dos tempos (Dias atuais) nós católicos e os protestantes nos uniremos contra o inimigo comum. São os donos da verdade agora, os dois. São os únicos certos. Orgulho pouco é bobagem. Exemplo: A igreja Anglicana será absorvida pela Igreja Católica no Reino Unido (Inglaterra) começou este ano.
    E, querida e amada Patricia, não se esqueça que quando Cristo estava no deserto o diabo (Sei não deve acreditar nisso, afinal isso é mito, certo?), Claro que não acredito! O homem é capaz de maldades muito maiores do que as atribuídas ao diabo, no qual os evangélicos (estes sim) acreditam. mas vamos continuar, usou o conhecimento bíblico para tentar a Cristo. Mas para quem acredita, o esperto que não paga Dízimo, bebe etc. Irá para o inferno seja católico, evangélico ou judeu etc.
    Nós Cristãos (Católicos ou Evangélicos) estaremos sempre atentos a qualquer tentativa de deturpação da palavra, EU NÃO DETURPEI PALAVRA ALGUMA, CRIATURA! EU CRITIQUEI UM COMPORTAMENTO! como as observações que colocaste na internet, portanto, aconselho que toda vez que for falares de teologia, Você parece mesmo não entender. EU NÃO FALEI DE TEOLOGIA!!!! SERÁ QUE VOU TER QUE PEDIR “MAIS UMA VEZ NOVAMENTE DE NOVO” PARA VOCÊ RELER O QUE ESCREVI E TENTAR ENTENDER QUE EU APENAS E TÃO SOMENTE CRITIQUEI O COMPORTAMENTO DO PASTOR SILAS MALAFAIA? esteja bem preparada… Perto de seu e de seus amigos erro Silas Malafaia é um anjo e até Edir Macedo consegue ser melhor.

     

    Sinceramente? Perto de você, de seu preconceito desprezível e absurdo, nada condizente com uma conduta verdadeiramente cristã, estou começando até a achar que Silas Malafaia é fichinha. Você conseguiu tornar o comportamento dele ridiculamente pequeno, porque o seu foi lamentável e digno de pena. Que Deus tenha piedade de você e dos que convivem com sua arrogância.

    E, por último, um pedido: SE QUISER COMENTAR AQUI NOVAMENTE, TEM TODO O DIREITO E LIBERDADE DESDE QUE NÃO OFENDA NEM DEMONSTRE PRECONCEITO CONFORME MOSTROU. CASO CONTRÁRIO, A MENSAGEM SERÁ DELETADA POR MÁ CONDUTA PERANTE OS DEMAIS.

  22. R Zacarias says:
    Thu, 03 May, 2007 at 08:19 AM

    Acertando a última linha: “Perto dos seus erros e dos erros dos seus comentaristas em relação a teologia, o Sr. Silas malafaia, ou mesmo, o Sr. Edir Macedo, ou ainda o Padre Marcelo Rossi são anjos”. Portanto causam menos danos.

  23. R Zacarias says:
    Thu, 03 May, 2007 at 08:56 PM

    “Mula” é lider religioso muculmano.

    Assim como você escreveu, a sílaba tônica seria a primeira (palavra paroxítona). O líder muçulmano é mulá, com acento agudo no a, palavra oxítona.

  24. R Zacarias says:
    Thu, 03 May, 2007 at 09:54 PM

    COMENTÁRIO RETIRADO POR NÃO ATENDER ÀS RECOMENDAÇÕES CITADAS ACIMA DA CAIXA DE COMENTÁRIOS E POR DEMONSTRAR QUE NÃO COMPREENDEU MEUS COMENTÁRIOS ACIMA.

  25. Assis Haubert says:
    Fri, 04 May, 2007 at 12:08 AM

    …

    PARA A TERRA…. peguei o PLANETA ERRADO….

    QUERO DESCER!!!

    AHHHHH

    (TO GRITANDO MESMO)

    FALA SÉRIO!! Que fanatismo insano!!!

    Dízimo DÁ QUEM QUER!!

    E porquê afirmo isto??

    Somos seres LIVRES e responsáveis pelos nossos atos, e como “livres” fazemos o que queremos. Não cabe a um “outro” ser igual a nós, nos classificar (se assim o faz, ele deve estar se achando superior, e se assim pensa está completamente CEGO). Digo que TEMOS A LIBERDADE DE FAZER O QUE QUEREMOS.

    Cada indíviduo, FAZ O QUE QUER, crê no que quer, (Ou me digam que Deus não nos deu o livre-arbítrio) E É RESPONSÁVEL pelo que faz, e pelos seus erros e acertos irá pagar (entendam como quiser, aqui, no limbo, no inferno, na outra vida, mas que vai pagar isto vai). E

    Sendo assim, REPITO, “SOMOS SERES LIVRES” e responsáveis pelos nossos ATOS. NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS QUE PODEM OU NÃO ADVIREM.

    E o que mais se vê por aí são os chamados “TEMPLOS CAÇA-NÍQUEIS”, ou como a mais de 20 anos o cartunista Angeli já tinha um personagem que dizia “Irmãoooosss, TEMPLO É DINHEIRO”. E olha que naqueles tempos não existia esta “FEBRE” de SUPER MEGA HIPER TEMPLOS espalhados pelo BRASIL.

    Obrigar a alguém DAR/DOAR o seu dinheiro na forma de dízimo dizendo que caso não o faça, ele estará “desagradando ao Senhor” ou coisas do tipo, é na minha opinião é o mais puro CINISMO e prova de que o que importa é quanto será arrecadado.

    Não me importa se é CRENTE, BATISTA, CATÓLICO, PROTESTANTE, PRESBITERIANO, UMBANDISTA, ESPÍRITA, ou seguidor/simpatizande de qualquer outra religião/culto religioso (ou como queiram chamar), penso que ANTES DE QUALQUER COISA:

    Para exigir qualquer coisa de alguém, PRIMEIRO DEVEMOS OLHAR PARA NÓS MESMOS. Como naquela célebre frase “Quem não tem pecado, que atire a primeira pedra”.

    E por favor, leiam, releiam (interpretem sem filtros ideológicos se for possível) o que é escrito, e depois façam os seus comentários e antes de ENVIAR (leiam e releiam, analisem como se aquilo tivesse sido escrito para vocês mesmo – eu fiz isto, neste texto inúmeras vezes, se não o fizesse já teria mandado muita genta “pra ponte do barril”.

    Ahhh antes que eu me esqueça.

    Lugar de PREGAÇÃO É LÁ NO TEMPLO, aqui não!!

    Assis

  26. eduardo says:
    Thu, 17 May, 2007 at 10:44 PM

    o homem “normal” não pode entender as coisas espirituais, porque elas discernem espiritualmente.
    JESUS certa feita falou para alguem que tinha “muito conhecimento” “necessário é vos nascer de novo’”
    Peça a DEUS , com humildade e um coração contrito para que o ESPIRITO SANTO te der entendimento da sua
    palavra, e tu verás que sua vida mudará. O teu conceito sobre DEUS é diferente do que a BIBLIA relata.

  27. Patricia Haddad says:
    Fri, 18 May, 2007 at 05:41 AM

    CÉUS!!!!!!! Será que, de repente, todo mundo desaprendeu a ler? Será possível que vocês todos que me criticaram e que ainda se acham no direito de dizer em que tipo de Deus eu acredito compreendam o que eu escrevi? Releiam mil vezes se necessário for!!!! Dez mil vezes!!! Não fui contra Deus ou qualquer preceito de qualquer igreja, FUI CONTRA O COMPORTAMENTO DE UM SER HUMANO COMO NÓS QUE VOCIFERA PARA AS PESSOAS, pois é isto que o pastor citado faz. Fui contra a pregação dele, que condena quem se propõe a ler um capítula da Bíblia por dia, porque isso não é coisa que se prometa, ao mesmo tempo que condena aquele que não dá o dízimo para enriquecer esses falsos pregadores. Sim, porque vai ver a vida que este pastor e tantos outros (como Edir Macedo) levam!

    Quer saber? Vocês, fanáticos religiosos, cegos para o que está na cara de vocês, surdos e mudos para qualquer diálogo, ME CANSAM!!! Tenho pena de vocês.

  28. CLOVES says:
    Thu, 24 May, 2007 at 04:28 PM

    Quero aqui esclarecer a questão do Dízimo Bíblico para muitos……..
    Dois tipos de dar são ensinados consistentemente durante toda Escritura: dar para governo(sempre compulsório) e dar para Deus( sempre voluntário).
    O assunto tem sido grandemente confundido,todavia, por alguns que entendem mal a natureza dos dízimos do Velho Testamento.Os dízimos não eram primariamente ofertas a Deus, mas taxas para suprir o orçamento nacional de Israel.
    Porque Israel era uma Teocracia, os sacerdotes Levíticos atuavam como um governo civil. Assim, o dízimo Levítico(Levítico27:30-33)foi um percussor do imposto de renda de hoje, visto que era um segundo dízimo anual requerido por Deus para suprir uma festa nacional( Deuteronômio 14:22-29).Taxas menores foram também impostas ao povo pela lei( Levítico 19:9-10; Êxodo 23:10-11). Assim a doação total requerida dos Israelitas não era 10 por cento, mas mais do que 20 por cento.Todo esse dinheiro era usado para colocar a nação em funcionamento.
    Toda doação aparte daquela era requerida para colocar o governo em funcionamento, era puramente voluntária(Êxodo 25:2; ICrônicas 29:9).Cada pessoa dava conforme o que estava em seu coração; nenhuma percentagem ou quamtia era especificada.
    Os crente do Novo Testamento nunca são ordenados a dizimar. Mateus 22:15-22 e Romanos 13:1-7) nos contam sobre a única doação que é requerida na era da Igreja, que é o pagamento de impostos para o governo.Interessantemente, nós da América, atualmente pagamos entre 20 e 30 por cento de nossos rendimentos para o governo-uma figura muito similar ao requerimento sob a Teocracia de Israel.
    A linha de direção para a nossa doação para Deus e sua Obra é encontrada em 2 Coríntios 9:6-7 ” E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em ambundância, em ambundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”

  29. wagner ferreira says:
    Thu, 24 May, 2007 at 04:30 PM

    Boa tarde !Estou aqui novamente.OLha eu quero me colocar a sua disposição,não pára discutirmos,isso não faço ,mas para conversarmos sobre a questão do dízimo bíblico ,dos abasurdos cometidos atualmente,dos exageros e também da falta de informação sobre o assunto.Sou Pastor de uma igreja em Belo Horizonte, http://www.igrejatemplodaverdade.com.br e estou a sua disposição,entendo a sua posição,mas por favor entenda o que vou dizer;lhe faltam algumas informações sobre o assunto ,e estou a disposição para conversarmos sobre o assunto,até certo ponto você tem razão,mas existe algo sobre o dízimo,sobre a adminstração das igrejas ,igrejas sérias ,que creio será de grande riqueza para o seu conhecimento.Boa tarde DEus abençõe!

  30. Gedeon Dias Ramos says:
    Sat, 26 May, 2007 at 10:30 PM

    O “dízimo” envolve muito mais de que se possa pensar religiosamente. Para que se entenda tal assunte, deverá ser feita uma pesquisa com reflexão dese a progênie da história da humanidade. Muita coisa foi escrita, entretanto, parece se buscar uma discussão sem profundidade, um desejo de menoscabar do compromisso religioso de alguns. Temos que fazer uma análise teológica e teleológica do assunto. Creio que conhecimento, se adquire com humildade, não com desafios. Sabemos que todos as religiôes originadas com base bíblica, ensinam acerca da contribuição denominada “dízimo”, entretanto, toda e qualquer religião, assosciação, Estado, ou grupo que se associar, paga um prêço, ao qual se dá uma denominação que se ache plausível, o que leva as pessoas a uma responsabilidade. Aqueles que “dizimam”, o fazem pela fé em um compromisso religioso. A própria Bíblia Sagrada demonstra que Deus “cobrou” o dízimo, portanto, é desconhecimento afirmar que não há exigência. Aqueles que assim praticam, o fzem não por uma obrigação, sim por uma gratidão, para com AQUELE que lhes entrega tudo, até a própria vida. Se houver desejo, não abrirei uma discussão, sim, demonstrarei à luz das Escrituras a realidade acerca deste assunto, importante para aqueles que acreditam que a Bíblia é a Palavra inspirada por Deus, o conteudo da verdade e vontade de Deus.

  31. jose says:
    Sat, 23 June, 2007 at 10:07 PM

    gostaria d saber o q se pode e ñ fazer na religião Umbanda

  32. PEDRO RODRIGUES says:
    Thu, 05 July, 2007 at 11:22 PM

    PARECE QUE O QUE ESTÁ FALTANDO É O BOM SENSO E UM POUCO DE CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS. DE FATO, EXISTE EXPLORAÇÃO SIM, MAS ISSO NÃO NEUTRALIZA A PALAVRA DE DEUS E NEM TIRA DE CADA UM A RESPONSABILIDADE. TEMOS SIM QUE ENTREGAR O DIZIMO NA CASA DO SENHOR, É ORDEM BÍBLICA. MAL. 3:10

  33. PEDRO RODRIGUES says:
    Thu, 05 July, 2007 at 11:30 PM

    DE FATO , CONCORDO TAMBEM QUE EMBORA QUE NÃO CONCORDAMOS COM A OPINIÃO DOS OUTROS, NÃO TEMOS O DIREITO DE OFENDE-LAS OU AMEA-LAS

  34. Patricia Haddad says:
    Sat, 07 July, 2007 at 05:30 PM

    “TEMOS SIM QUE ENTREGAR O DIZIMO NA CASA DO SENHOR, É ORDEM BÍBLICA. MAL. 3:10″

    Viram? É ORDEM! Experimentem não cumprir…

  35. Alberto Azevedo says:
    Wed, 02 July, 2008 at 12:15 AM

    Autora e Leitores deste BLOG,

    PODEMOS DISCUTIR PESSOAS E OS SEUS MOTIVOS, PORÉM UMA COISA INEGÁVEL É QUE O EVANGELHO, QUER QUEIRAMOS OU NÃO, SERÁ PREGADO POR VERDADE OU POR PRETEXTO, E A VONTADE DE DEUS SE CUMPRIRÁ. FILIPENSES 1:18.

    “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.” Mateus 24:14

    Lí algo, porém entendo que o importante, é que saiamos das trevas e sigamos para a luz. Deus é Luz. Enquanto permanecermos nas trevas não entenderemos a luz.

    “Essa é a luz verdadeira, a luz que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas. Aquele que é a palavra estava no mundo. Deus fez o mundo por meio dele, mas o mundo não o conheceu”. João 1:9 e 10

    “PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO, NOS CÉUS, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA, E TODA LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É SENHOR, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI. FILIPENSES 2:10 E 11

    Mais correto dizer: frequentamso a igreja tal, porém antes de tudo servimos ao Deus Eterno e seu filho Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo aos quais pertencem salvação. Baseado em Apoc 7:9.

    Muitos naquele dia dirão: “PASSOU A SEGA, FINDOU O VERÃO E NÓS NÃO ESTAMOS SALVOS” Jeremias 8:20

    Antes estejamos entre aqueles que dirão:

    “E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus; por ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor; por ele temos esperado; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9

    Apocalipse cap 7:
    “13 E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram?
    14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”

    Evangelho de João cap 1:
    “29 No dia seguinte João(João batista) viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

    A paz e salvação de Cristo Jesus para todos vocês.
    (Espero sinceramente que queiram)

    Alberto Azevedo

  36. Patricia Haddad says:
    Wed, 02 July, 2008 at 07:07 AM

    Prezado Alberto,

    eu não sei exatamente o que você pretendia com o seu texto, que tem certos trechos incompreensíveis (por exemplo, “Lí algo, porém entendo que o importante,…” não faz sentido). No entanto, a última frase escrita por você entre parênteses me parece um tanto… como direi… irônica? Bom, talvez esta não seja a palavra mais apropriada, mas não encontro outra no momento. Digo apenas que a paz de Cristo eu já tenho, como boa CRISTÃ que sou. Agora, a salvação no sentido que vocês evangélicos dão a ela, essa eu agradeço. Não tenho vocação para ser bitolada.

  37. Alberto Azevedo says:
    Sun, 13 July, 2008 at 09:42 PM

    Patrícia,

    O que fiz foi transcrever alguns versículos biblicos. Desculpe se não me fiz entender.
    Não tenho preconceito e não faço acepção ou discriminação de pessoas por causa de suas religiões, raças, posição social e etc.

    Tenho a bíblia e só a bíblia como minha regra de fé.

    Costumo dizer o seguinte:
    Frequento a Igreja tal, mas antes de tudo sirvo ao Deus Eterno e ao Seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    pode tirar o meu texto no comentáio anterior que vc não gostou.
    Aquele que está entre parenteses.

    Obrigado pelo espaço
    Alberto

  38. janaina Santos says:
    Sun, 16 November, 2008 at 08:12 AM

    Comentário deletado por não respeitar as regras da boa educação.

Leave a Reply

Click here to cancel reply.

CAPTCHA Image
CAPTCHA Audio
Refresh Image










View blog authority

PageRank Checking Icon

Archives

Categories



rss Comments rss valid xhtml 1.1 design by jide powered by Wordpress get firefox